Atenção - Não é aconselhável fazer percursos pela Natureza sozinho. O melhor é em grupos pequenos e o mais homogéneo possível. E procurar

Não levar mais que recordações; Não tirar mais que fotografias; Não matar mais que tempo.


PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL!!!...

domingo, 4 de novembro de 2007

PELA RAIA DO TEJO...!!! (V Estágio Quelubístico)

Desta vez “O QUELUB”, Instituição com os fins e propósitos desportivo-gustativos bem definidos, decidiu, per si, organizar mais uma vez um “estágio” – o seu 5º Estágio - entre os dias 02 e 04 de Novembro. Por entre terras outrora de Suevos, Visigodos, Romanos e Muçulmanos, com registo de presença humana desde o Paleolítico, em que certos períodos da pré e proto-história do lugar permanecem envoltos numa certa obscuridade.

Num contexto de lindas e belas paisagens do Interior de Portugal, em terras beirãs, no Concelho de Idanha-a-Nova, na já conhecida Ra
ia do Tejo, geograficamente separada de Espanha apenas pelo Rio Erges que ali nasce indo, posteriormente, contribuir para o aumento do caudal do rio Tejo, como seu afluente.

O destino estava traçado e desde o “presépio” da Beira, Penha Garcia, que se situa na encosta da Serra com o mesmo nome, até Monsanto “A Força da Pedra” aninhada na encosta de uma elevação escarpada - o cabeço de Monsanto (Mons Sanctus como foi chamada há muito tempo).
Sentindo o apelo de alguns dos seus sócios praticantes com mais arreganho, empenho e contumácia, lá partiram valentes e nobilíssimos 12 mulheres e homens fazendo alusão a tempos antigos, qual Marquês de Minas que, liderando o exército p
ortuguês, derrotou o invasor nos contrafortes da escarpada elevação de Monsanto “A aldeia mais portuguesa de Portugal”.

A aldeia do "Galo de Prata", Monsanto, é o resultado de uma fusão harmoniosa da natureza com a obra humana operada ao correr do tempo. O mimetismo entre a acção do homem e os acidentes geográficos deu origem a curiosas utilizações de grutas e penedos integralmente convertidos em peças de construção. Os penedos graníticos, enormes, estão de tal modo ligados às habitações, que tanto lhes serve de chão, como de paredes ou tectos.


Penha Garcia, antiga fortaleza com povoamento neolítico, foi castro Lusitano e povoação Romana, impressiona pela majestade da sua posição, subindo pelas escombreiras das encostas até às Fragas mais elevadas, do cimo das cristas quartzíticas da Serra, desfruta-se de uma vista que de certo jamais esqueceremos: toda a campina Raiana, Barragem, o Vale Feitoso e as azenhas aos pés e, alcançando para Norte a Serra de Malcata, para Este a Serra da Gata (em Espanha), para Sul a planura interrompida pela imponente colina de Monsanto, e para Oeste a Serra da Estrela.




É altura de relembrarmos então, o nosso Nobel da Literatura, que em visita a Monsanto afirmou "Devemos entender o que há de pedra nas pessoas, descobrir o que das pessoas passou à pedra", pois espreitam lições de história em todos os sentidos que o nosso olhar se debruce.





Atraídos pela inspiração de uma Terra de rara beleza, onde o granito e a força humana desempenham o papel principal, "Monte Santo" é o carismático baluarte da fronteira do Rio Erges, tão valoroso que se dizia que "Quem conquista Monsanto, conquista o mundo".


O QUELUB conquistou Monsanto, entrou por terras de Espanha, um dia quiçá…

Sem comentários: